Descrição:
Construção de barragem de concreto compactado a rolo, comprimento total de 278 m, altura máxima de 41m, vertedouro central 40m, vertedouro lateral direito 28m, vertedouro lateral esquerdo 38m . Casa de Força tipo Abrigada. Unidade Geradoras 1. Turbina tipo Kaplan de eixo vertical, potência nominal 8,25 MW. Queda de referência 23,5 m. Geradores potência nominal 8,50MVA. Capacidade de acumulação de 786 milhões de m³. Acumulação útil 673 milhões m³. Queda bruta máx 30 m. Esta barragem regularizará a vazão do rio Jequitaí, servirá para conter cheias, gerar energia, abastecer o meio urbano e rural e implementar o aproveitamento hidroagrícola de 34.605 ha com infraestrutura de irrigação, objetivando a regularização de vazão do rio Jequitaí de 3 para 30 m³/s, a geração de 20MW de energia, a acumulação de água para abastecimento humano em 19 municípios e a irrigação de 35.000 ha no estado Minas Gerais.
Objetivo:
Proporcionar aos produtores condições administrativas-técnicas e econômicas para contribuir com o desenvolvimento da agricultura irrigada e do agronegócio, visando a fixação do homem ao campo e a sua inclusão no processo produtivo, a geração de emprego e renda e a redução de custos operacionais; promover o desenvolvimento socioeconômico regional, com o consequente resgate da cidadania, consolidando o empreendimento para a transferência da gestão aos produtores.
Localização/logística:
Localizado na região do Vale do Médio São Francisco. Municipios : Claro dos Poções, Engenheiro Navarro, Francisco Dumont, Jequitai, Lagoa dos Patos e Várzea da Palma. O acesso à área é feito através da rodovia federal BR-365, entre Uberlândia e Montes Claros, BR-135 e MG-208.
Coordenadas geográficas:
-
Latitude: 17° 14' S
-
Longitude: 44° 24" W
Justificativa:
Aumentar a produção e a produtividade agrícolas mediante a introdução da irrigação; Aumentar as oportunidades de emprego no Estado da Minas Gerais; Promover o desenvolvimento regional; Regularizar a vazão do Rio Jequitai.
Indicadores selecionados:
-
População Beneficiada: 147.000
-
Área irrigada no ano (ha): 35.000
-
Nº Empregos diretos: 35.000
-
Valor Bruto da Produção (R$): 828.700,00
-
Nº Empregos indiretos: 70.000
-
Rendimento (R$/ha): 542.400,00
Características básicas:
-
Fonte hídrica: Rio São Francisco
-
Bacia/sub-bacia: Jequitaí
-
Vazão requerida (m3/s):8,46m³/s
-
Tipos de solos: latossolo e argissolo
-
Principais culturas: abacaxi, algodão, alho, arroz, banana, feijão, manga, melão, milho, tomate e uva.
-
Sistemas de irrigação preconizados: Aspersão convencional, gotejamento e bacias de inundação.
Observações:
Foi celebrado, em 27/04/2011, o Convênio com a Ruralminas, com a interveniência da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento - SEAPA e Secretaria de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas- SEDVAN. Tem como objetivo dar continuidade das ações com vista à implantação do Sistema de Barragens de múltiplo uso do Projeto Jequitaí, nos Municípios de Jequitaí, Engenheiro Navarro, Claro dos Poções e Francisco Dumont na região Norte do Estado de Minas Gerais visando a atualização do cadastro fundiário; avaliação e aquisição das terras para implantação do Sistema de Barragens de múltiplo uso do Projeto Jequitaí e bacia de acumulação; atualização do inventário sócio-econômico com vista ao remanejamento e reassentamento de populações residentes na área de abrangência do Projeto Barragem Jequitaí I e proceder a participação conjunta no processo de licenciamento ambiental da obra e na elaboração de estudos de viabilidade direcionados para parceria e